Fim de semana festivo comemora os 60 anos da Vila Planalto


Atividades gratuitas vão de shows musicais a torneios esportivos e serviços de saúde. Jogue um quiz sobre a região que abrigou grande parte dos pioneiros na construção de Brasília
Os moradores da Vila Planalto terão um fim de semana com música, esporte, cinema, gastronomia e homenagens, neste sábado (29) e no domingo (30), para celebrar os 60 anos do local. Foto: Dênio Simões.

Os moradores da Vila Planalto terão um fim de semana com música, esporte, cinema, gastronomia e homenagens, neste sábado (29) e no domingo (30), para celebrar os 60 anos do local, completados no dia 21.

Todos os eventos, organizados pela Administração Regional do Plano Piloto, serão na Praça Rabelo, exceto o torneio de vôlei, na manhã de domingo, no Acampamento Pacheco.

Entre as atividades estão palestras, shows, apresentação dos cães do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e teatro.

No sábado (29), a partir das 10 horas, a população poderá fazer testes de glicemia e exames de visão e de pressão arterial no projeto Vila Saúde. No mesmo horário, nos dois dias de evento, haverá o Vila Gastronômica, com barracas de comidas típicas, e o Vila Artesanato — feira com customização de roupas e produtos não industrializados.
Programação de aniversário da Vila Planalto


Praça Rabelo
Às 9 horas Apresentação do Corpo de Bombeiros
Às 10 horas Vila Gastronômica, Vila do Artesanato e Vila Saúde
Das 10 às 22 horas Brinquedos infláveis, monitores e shows de mágica
Às 10 horas Hino do Distrito Federal, homenagem aos pioneiros e entrega de escrituras
Às 12 horas Almoço
A partir das 14 horas Ciclo de palestras
Às 18 horas Apresentação de hip-hop
Às 19 horas Exibição do documentário Vila que te quero viva, de Rui Goldim
Às 21 horas Apresentação da bateria da Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc)

Cidades Limpas na Vila Planalto

De 17 a 20 de abril, a Vila Planalto recebeu o Cidades Limpas, que revitalizou uma área de descarte irregular de lixo.

Durante o mutirão diversos órgãos do governo levaram serviços de limpeza, conservação e revitalização, como pintura de meios-fios, poda de árvores e manejo ambiental para a prevenção da dengue.

Segundo Marcos Pacco, administrador regional do Plano Piloto, tratar a região com carinho é reconhecer a importância histórica do local e de seus moradores. “Valorizar a Vila como patrimônio é valorizar esses pioneiros. É fazer justiça a essas pessoas, que construíram nossa cidade.”

Escritura para os pioneiros da Vila Planalto
Desde 17 de abril, um posto avançado da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) está na Vila Planalto para a emissão de escrituras de lotes a moradores pioneiros, uma demanda de décadas.

O atendimento ocorre no posto policial da Praça Central até sexta-feira (5 de maio), das 9 às 17 horas.